21 de junho de 2017

O Meu Crisma || ACMA


Hoje é dia de mais uma participação no projeto ACMA (A Cultura Mora Aqui), que pretende trazer alguma cultura aos blogs que, de uma forma geral, abordam essencialmente os temas de moda e beleza. Assim sendo, cada mês é proposto um tema e, ao longo desse mesmo mês, os vários blogs participantes vão publicando um post sobre o mesmo. Após lerem, não se esqueçam de passar pelo blog dos restantes participantes, pela página de Facebook do projeto e, caso queiram participar, enviem um e-mail para acma.cultura@gmail.com. 

O tema escolhido para este mês foi festas, festividades e festejos, que não se podia enquadrar mais no mês de junho, devido aos Santos Populares. No meu caso, apesar de ser o mês do meu aniversário e das festas da minha cidade, decidi falar de uma outra festividade muito importante para mim, o meu Crisma, que se realizará no próximo domingo.
O Crisma é então uma celebração religiosa, a última da iniciação, sendo que, depois do Crisma estamos prontos para ser cristãos durante toda a nossa vida; não é à toa que o outro nome dado ao Crisma é a Confirmação, ou seja, dar firmeza ao que prometemos no nosso Batismo e na nossa Profissão de Fé. 
Sei que provavelmente para muitos de vocês isto não faz qualquer sentido, mas para os crentes esta é uma celebração muito importante, porque em termos legais entramos na vida adulta aos 18 anos, mas, em termos religiosos, é a partir do Crisma que somos considerados adultos.
E quem não está ansioso por chegar aos 18? É assim que todos os crentes se sentem em relação ao Crisma. O Crisma é a última etapa até sermos considerados verdadeiros cristãos.
Para além de toda a parte religiosa, para mim, as festividades religiosas sempre foram uma ótima desculpa para reunir toda a família, especialmente aqueles familiares que vivem longe e que é raro vermos. Apesar de não acontecer em todas as zonas do país, aqui na minha zona temos o hábito de reunir toda a família e amigos mais próximos para um almoço ou jantar, de modo a que possamos celebrar com as pessoas de quem mais gostamos.
Assim sendo, este Domingo, vou celebrar o meu Crisma às 17 horas e, depois de tirar as habituais fotos, vou seguir para casa, para jantar e conviver com os meus familiares e alguns amigos mais próximos.
Depois de muita preparação, a expetativa é grande e agora é só torcer para que tudo corra bem!
Só para terminar, gostava de saber se vocês também são crentes, se alguma das coisas que eu escrevi faz sentido para vocês ou se vocês não acreditam que existe algo para além de nós.


3 comentários:

  1. No dia 2 de julho também irei crismar-me, infelizmente calha no meu dia de anos. Confesso que não sabia nem metade do que escreveste, também não me considero assim muito religiosa, enfim... espero que corra tudo bem no próximo domingo e que o dia corresponda às tuas expetativas.

    https://recomecar-mariana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. E só fiz mesmo a primeira comunhão :p beijinho, sigo o teu blog *

    The Brunette's TofuInstagram


    ResponderEliminar
  3. Espero que te divirtas e que seja um momento inesquecível :D
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar